A arte de bem fazer

O saber e Sabores da Região transmontana

Distinção, Tradição e Qualidade!

A Prazeres da Terra, situada em Chaves, produz e comercializa produtos distintos. Dotada de modernas instalações e eficazes equipamentos de ultracongelação e embalamento, seleciona os melhores ingredientes, preserva os saberes e processos tradicionais de fabrico, aliados à higiene e ao rigor.

Origem

Somos guardiões de
uma memória coletiva!

Origem significa na Prazeres da Terra carinho e respeito por um património gastronómico que nos enriquece, dá sentido de vida e nos identifica como parte da comunidade e da sua memória. Orgulhamo-nos dessa herança e procuramos valorizá-la. Somos produtores certificados do Pastel de Chaves, iguaria regional com Indicação Geográfica Protegida (IGP), apenas produzida no concelho de Chaves. Preservamos a receita original e o modo de fazer deste pastel de carne em formato de meia lua que uma mulher de nome desconhecido começou a vender, de rua em rua, nas cidade de Chaves, há mais de 150 anos.

Somos guardiões de uma memória coletiva, a marca “O Antigo Pasteleiro”, designação comercial do primeiro estabelecimento onde oficialmente e legalmente se começaram a vender os Pastéis de Chaves e que deteve exclusivamente a receita original por mais de 75 anos.

Lembro-me de tudo em Chaves, sua arte, sua história, sua tradição. Mas a minha fraqueza ou a sua força, foram os Pastéis” – escritor brasileiro Afrânio Peixoto, in Viagens na Minha Terra, Vol.I, 1938

Levar mais longe os sabores que são nossos!

Na Prazeres da Terra acreditamos que a melhor forma de preservar a identidade e especificidade dos produtos transmontanos e da tradição gastronómica portuguesa é integrá-los no dia a dia.
Iniciativa

Fazer deles próximos. É sair da zona de conforto, arriscar e levar mais longe os sabores que são nossos, só do nosso lugar, é criar novos produtos, é procurar soluções sustentáveis de produção e gestão económica e ambiental, é assumirmos responsabilidades sociais. É procurarmos conhecer e dar a conhecer, numa atitude de procura, valorização e divulgação da gastronomia portuguesa.

Cozinha inspiradora!

É este o nosso alento. Na Prazeres da Terra buscamos uma cozinha que se inspira no meio e que ganha sentido na partilha. Seja para saborear lá fora, na pastelaria do costume, ou em casa, os produtos Prazeres da Terra são preparados e embalados de modo a preservar sabores que fazem parte da identidade de uma comunidade. Sejam os famosos Pastéis de Chaves, o Folar salgado ou os Covilhetes de Vila Real, produzimos e embalamos paladares que alimentam e confortam a alma, que juntam pessoas e constroem ambientes.
Partilha

Alegria e partilha à
mesa dos portugueses!

Da pausa da manhã para um café e um Pastel de Chaves, à refeição ligeira ou ao final de tarde na esplanada, na companhia de uma cerveja ou copo de vinho. Dos aperitivos na festa de batismo ao piquenique entre família ou amigos. Do desejo de um doce bem português em dias de cansaço ao Folar do almoço da Páscoa. É esta alegria que ambicionamos levar à mesa dos portugueses.

A arte de bem fazer.

Ligue já +351 276 107 413